Na quinta-feira (13), durante a programação da 15° Expodireto Cotrijal, a Aprosoja Brasil e o Canal Rural realizaram o Fórum Soja Brasil – Balanço da Expedição 2013/14: Desafios além da porteira. O objetivo do evento era apresentar os resultados de tudo o que foi visto nos mais de 40 mil km rodados em 13 estados brasileiros e debater questões importantes para o cenário agrícola como mercado, logística, defesa sanitária e a questão indígena. “Atingimos o objetivo do Projeto que é orientar o produtor e discutir os gargalos da produção, além de retratar a safra brasileira e dos nossos principais competidores. Isto possibilita dar ao produtor informações necessárias para a tomada de decisões”, ressalta Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil.
Participaram do encontro o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o presidente da Aprosoja-RS, Décio Teixeira, o consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, a meteorologista da Somar, Desiree Brandt, o diretor do SIM-Consult, Liones Severo, o chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, o analista da Safras & Mercado Paulo Molinari e o consultor jurídico da Frente Parlamentar da Agropecuária Rudy Ferraz.
Para Farias, o Projeto Soja Brasil é uma forma eficaz de levar conhecimento aos produtores e unir o campo com a cidade. “O projeto permitiu trocar ideias em tempo real e ver as dificuldades de cada produtor. Foram apresentados vários problemas e desafios e temos sido capazes, a cada safra, de apresentar as soluções”, reitera Farias. Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil fez um breve relato de tudo o que foi visto e pontuou três tópicos bem importantes: o problema com a Helicoverpa; o aumento significativo da agricultura de precisão e os problemas climáticos que, sem sombra de dúvidas, impactaram na produção de soja brasileira.
Questão indígena
Mais uma vez o debate sobre a demarcação das terras indígenas ganhou espaço no auditório central da Expodireto. “Se não mudarmos o processo de demarcação a situação no país vai ficar irreversível. É preciso resolver logo essas questões e dar segurança aos produtores. Nós trabalhamos com a Frente Parlamentar da Agropecuária para acabar com as arbitrariedades do Governo”, explicou Ferraz. Ele também falou sobre algumas ações do Governo para proteger a agricultura como a PEC 215 que vai dar cidadania aos índios e segurança jurídica aos produtores brasileiros. “Nós precisamos de uma liderança nacional para lutar pelas nossas causas”, afirma Silveira.
O Projeto Soja Brasil é uma realização da Aprosoja Brasil e do Canal Rural, com coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland, com apoio de Yara Brasil Fertilizantes. “O projeto tomou corpo. Estamos abrindo espaço de diálogo com vários setores do agronegócio brasileiro e dando voz aos produtores”, afirma Silveira.