Abrapa reúne com entidades, pesquisadores e governo para discutir área de refúgio
Na última quinta-feira (8), Aprosoja Brasil participou do Workshop sobre adoção de áreas de refúgio realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O evento contou ainda com a participação da Abrass e Abrasem, além dos representantes da Embrapa Cerrado, do Mapa e do ImaMT. A reunião ponderou de forma democrática, medidas de recomendação para área de refúgio, a ideia é preservar as sementes com resistências as pragas da soja, milho e algodão, registradas no Brasil. Para o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso, o Workshop é uma forma das entidades pensarem juntas e buscarem acordos. “O setor do algodão está comprometido com a causa e vamos trabalhar por ela, porém o apoios das outras entidades é essencial para plantarmos refúgio”.
Durante o workshop especialistas mostraram estudos realizados em outros países, nos quais o manejo está sendo eficiente e fundamental, como por exemplo, o sistema adotado na Austrália. Segunda a pesquisadora da Embrapa Cerrado, Silvana Moraes, a recomendação é que pelo menos 50% da plantação de soja deva ser em área de refúgio. Segundo Luis Rangel, diretor do departamento de sanidade vegetal do Mapa, o governo terá problema para fiscalizar a adoção dessas áreas de refugio. “Como será feita fiscalização, por parte do governo? Não é simples fazer esse tipo de regulamento, mas temos que reunir governo, entidades e pesquisa para achar soluções. Esse Workshop é um espaço para abrir essa discussão e isso é fundamental”, disse Rangel.
Outra dificuldades é a aplicabilidade do refúgio por parte dos produtores. Mas para o representante da Aprosoja Brasil, Alexandre Schenkel a entidade irá trabalhar para a conscientização dentro do setor. “Vamos reunir os produtores e mostrar a importância de se plantar área de refúgio em suas propriedades. Mostrar que a metodologia é essencial para dar continuidade a produção e manutenção da tecnologia transgênica”, afirmou Schenkel.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil