Maior produção de soja do Estado, município recebeu a Caravana Soja Brasil nesta quarta, dia 17
A Caravana Soja Brasil visitou nesta quarta, dia 17, o município de Maracaju, no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Aqui, os produtores investiram antecipadamente na compra dos insumos e muitos agricultores saíram da tradicional troca por sacas de soja para pagar na colheita. Neste momento, o mercado exige cautela.
Maracaju tem pouco mais de 40 mil habitantes e é conhecido dos turistas pela famosa linguiça fabricada com sabor tradicional. Porém, para o agronegócio local o destaque está na produção de soja, a cidade tem produção perto de 700 mil toneladas, a maior do Estado.
O agricultor Leo Miranda já está preparado para o plantio da soja. No armazém, estão todos os insumos: de sementes aos fertilizantes, que foram comprados em maio. Para os 800 hectares que ele pretende cultivar, o investimento passou dos R$ 400 mil.
Desta vez, Miranda pagou com dinheiro todos os insumos necessários para o plantio da oleaginosa, a última vez que ele precisou fazer isso foi em 2008. Até 2013, ele conseguia realizar a operação barter, que consiste na permuta de um insumo por uma parcela do que foi produzido. Leo Miranda conseguia trocar 22 sacas de soja por hectare para adquirir os produtos necessários.
Com as incertezas do mercado e a nova safra cada vez mais próxima, as tomadas de decisões precisam ser rápidas e é aí que a Caravana Brasil pode ajudar os produtores rurais neste cenário. Em Maracaju, a carreta do Canal Rural ficou em frente ao Sindicato Rural. Entre os temas debatidos nesta fase da caravana, o destaque fica para o programa Soja Plus, fomentado pela Aprosoja e que foi criado em 2011.
Fonte: Canal Rural