Autores da invasão ainda não foram identificados.
Arrendatário pediu reintegração de posse da área na Justiça estadual.
O G1 MT recebeu um vídeo que mostra a invasão de uma área de 120 hectares no momento em que ocorre a colheita de soja. A invasão na fazenda Poranga, que fica na região do município de Sorriso, Médio-norte de Mato Grosso, foi registrada na segunda-feira (2) e mostra ainda os invasores se aproximando da área a pé, em motos e carros.
A 30 km de Sorriso, a propriedade, que tem 427 hectares de área total, sendo 150 ha de lavoura e o restante de área de reserva, fica às margens da BR-163 entre Sorriso e Sinop (ao lado do Assentamento Jonas Pinheiro) e é arrendada por Elpídio Daroit.
Conforme informações do advogado do produtor, Jeferson Carlott, a primeira invasão na propriedade foi realizada no dia 1º de fevereiro, no entanto, os invasores se instalaram na área de reserva. Logo em seguida, um pedido de reintegração de posse foi protocolado no Fórum da Comarca de Sorriso, mas a ação proposta foi enviada a Cuiabá para a vara de direito agrário, onde está sendo analisada.
Segundo o advogado, a invasão na área produtiva da propriedade nesta segunda-feira foi realizada pelos mesmos invasores da área de reserva do início do mês. “Enviei uma nova petição de reintegração de posse dessa área informando a nova invasão para ser anexada ao processo, pois não é uma área de litígio”, explica Carlott, que estima que o número de invasores seja de aproximadamente 100 pessoas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sorriso, Márcio Kuhn, disse que não conhece os invasores e que o sindicato não foi procurado por eles, por isso, não tem nenhuma ligação com a invasão.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Cuiabá informou que os invasores de Sorriso não fazem parte do movimento. O autor do vídeo pediu para não ser identificado
Veja o vídeo clicando aqui.
Fonte: G1 – Agrodebate