A depreciação do dólar frente ao real e a elevação dos custos de produção mantém os preços da saca da soja abaixo do esperado em diversas regiões do país. De acordo com o presidente da Aprosoja Maranhão, José Carlos Araújo, a média dos preços na região de Balsas está em torno de 58 reais a saca de soja, valor que ele considera defasado.
Ouça a reportagem da Rádio Aprosoja Brasil
“A gente sabe que o momento é de dólar baixo. A estimativa continua sendo a mesma, com uma media de 50 reais e as negociações estão em torno de 60 a 65% comercializadas. Teve momentos em que o agricultor não aproveitou. Hoje ele fez o dever de casa. Ele comprou os insumos e pagou soja com preço futuro, que estava com o preço melhor na época das compras. Hoje ele está arriscando só com o que sobra para ele. Esses recursos terão de ser administrados para a próxima safra. Está acontecendo muito troca de permutas e de grãos. O restante ele corre contra o dólar e o próprio mercado interno no Maranhão.”
Balsas é a região com maior produção de grãos do estado, com aproximadamente 600 mil hectares destinados ao plantio. Os municípios da região de Chapadinha plantam juntos 90 mil hectares e em Buriticupu, perto de Açailândia, são cultivados outros 50 mil hectares.
Aprosoja Brasil