O Brasil preserva três vezes mais do que outros países como China, Austrália, Estados Unidos e do continente europeu. De acordo com dados da Embrapa, cerca de 30% do território brasileiro é formado por unidades de conservação e outras áreas onde há impedimento para atividades produtivas.
Os dados fazem parte do mais novo levantamento feito pela Embrapa e constam do livro “Agropecuária no Brasil – Uma síntese”, do chefe da Embrapa Monitoramento por Satélites, Evaristo de Miranda. A publicação foi lançada nesta quinta-feira (3/8) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
Evaristo apresentou um mapeamento do uso e da ocupação da terra no país, com base nos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que mostra a situação da produção agropecuária e da preservação ambiental no Brasil. Segundo o trabalho, o Brasil tem 67% do seu território total preservado.
“O Brasil preserva três vezes mais que outros países e utiliza apenas 9% do seu território para a agricultura. Por estes números, o Brasil não tem por que se envergonhar e ficar neste recuo tão grande quando confrontado em relação à atividade agropecuária”, disse Evaristo de Miranda.
“Estes dados comprovam o que estamos afirmando há anos, de que o setor produtivo é ser altamente competitivo e cumpre um papel importante na preservação da nossa biodiversidade”, reforçou o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa.
Aprosoja Brasil