Produtores rurais de todo o país já podem contar com um manual de boas práticas que tem o objetivo de orientar sobre o uso correto de defensivos químicos para promover uma melhor relação entre agricultura e apicultura. O documento, junto com o plano de metas para 2020, foi lançado nesta quinta-feira (19/10), em Brasília, pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).
O manual vem acompanhado de um aplicativo e foi elaborado pelo Colmeia 20, um grupo formado em 2013 por 14 empresas do setor. O conteúdo está disponível no endereço. www.colmeiaviva.com.br.
Até 2019 o grupo pretende implantar um Plano Nacional que possibilite o diálogo e parcerias com pelo menos uma entidade representativa de agricultura, apicultura e de aplicação de defensivos em diversos estados. Também está previsto, com o apoio de universidades, o desenvolvimento e a disseminação de conhecimentos específicos sobre a interação entre abelhas e a produção agrícola e o uso de defensivos.
Serão criados mecanismos de proteção das abelhas de acordo com a taxa de dependência de polinização das culturas agrícolas. O projeto prevê também o engajamento das equipes de marketing e de vendas de defensivos para garantir a aplicação correta para reduzir danos à polinização e às abelhas. O grupo sugere ainda criar mecanismos de regulamentação para a proteção e segurança das pessoas, do meio ambiente e das abelhas.
“A iniciativa busca integrar ações entre o setor de defensivos, a agricultura e a apicultura”, destacou a coordenadora do Colmeia Viva, Paula Arigoni.
“O manual de boas práticas e o plano de metas são iniciativas muito importantes do setor de defensivos para que haja uma cada vez maior harmonia entre a produção agrícola e a apicultura”, afirmou o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Endrigo Dalcin, ao participar do lançamento.
Texto e edição: Vinícius Tavares
Aprosoja Brasil (61) 3551.1640
Parabéns pelo artigo,adorei!