A Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho da Bahia (Aprosoja-Bahia) se solidariza com os caminhoneiros e apoia a paralisação das atividades promovida pelos profissionais da área de transportes de cargas de todo o país. Diante dos sucessivos reajustes sobre o preço do óleo diesel, os quais impactam diretamente a atividade agrícola, a Aprosoja Bahia reforça o coro de todos os brasileiros que se sentem prejudicados diretamente por essa política de reajustes de preços.
De acordo com levantamento feito pela Aprosoja Brasil junto a produtores de diversos estados, o impacto do aumento do diesel pode superar os R$ 3 bilhões nos últimos 90 dias quando se leva em consideração o custo deste insumo por hectare cultivado.
A alta do diesel traz impacto indireto à toda a cadeia produtiva da soja, tendo em vista que o custo com transporte do grão representa cerca de 30% do preço final pago aos produtores rurais quando estes comercializam seus grãos diretamente nos portos do país.
Assim, a Aprosoja Bahia vem a público se juntar a esse movimento pacífico dos caminhoneiros. Esperamos que o Governo Federal se sensibilize e busque uma solução adequada para que não venha inviabilizar tanto o setor de transportes e cargas quanto a produção agrícola.
APROSOJA – BA