Qualificar a comunicação com a sociedade, investir em tecnologia para garantir sustentabilidade e as negociações políticas para alavancar a economia foram temas debatidos em Brasília
As tendências para o agronegócio para o próximo ano, o panorama político, as inovações tecnológicas para a sustentabilidade e o cenário econômico foram temas de debate do Agrocenário 2020, evento promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) em parceria da Corteva Agriscience no dia 4/12, em Brasília.
O evento contou com a participação de autoridades, pesquisadores, representantes de entidades do agro, produtores e estudantes. Em sua segunda edição, o Agrocenário 2020 foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural e teve a presença de mais de 30 veículos de comunicação de todo o Brasil.
Entre as autoridades, destaque para a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), do deputado federal João Roma (Patriotas-BA), do presidente da Embrapa, Celso Moretti, e do secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo.
Os debates também tiveram a participação da secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, do ex-ministro e ex-presidente da Câmara Federal, Aldo Rebelo, do agrônomo e economista Alexandre Mendonça de Barros, do cientista político Fernando Schuler, do presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, e do Líder de Marketing da Corteva, Douglas Ribeiro.
O painel “Político” teve como moderador o jornalista e apresentador Alexandre Garcia. Já os painéis “Inovação e Sustentabilidade” e “Econômico” contaram com a mediação do também jornalista e apresentador Willian Waack.
Discursos
Em seu discurso na abertura do evento, Tereza Cristina voltou a destacar a necessidade de melhorar a imagem do setor. “A imagem correta do nosso setor é tão desconhecida ainda que de maneira, às vezes, tão maldosa é colocada de forma pejorativa lá fora. Então, a comunicação é fundamental para que a gente leve a todos a potência que é o agronegócio. E, diferente do que falam por aí, nós temos uma agricultura que, além de puxar o PIB do Brasil de forma sustentável, gera emprego nos mais remotos lugares desse país”, disse.
Bartolomeu Braz salientou o patamar de sustentabilidade atingido pela produção de soja no Brasil. “Nós seremos protagonistas mundiais na produção de soja. Seremos os maiores produtores de soja do mundo, enfrentando todas as adversidades, dificuldades em infraestrutura, logística e burocracias. Mesmo assim, construímos isso em 4% do nosso território brasileiro. Nós protegemos o meio ambiente e ainda produzimos com eficiência”, reforçou.
Alceu Moreira lembrou que um dos projetos que vai garantir a competitividade nacional é o que amplia a conectividade no campo. “A conectividade está tão presente na lavoura que ela tem peso igual à água, terra, semente, ou seja, sem ela é impossível ser competitivo”, frisou.
Durante sua participação no Agrocenário 2020, o presidente da Corteva Agriscience no Brasil e Paraguai, Roberto Hun, falou sobre a importância da inovação e da tecnologia para o aumento da produtividade e da rentabilidade ao agricultor. “Temos a possibilidade de ajudar agricultores de diversos tamanhos e de diversas culturas com essa tecnologia”, afirmou.
A realização Agrocenário 2020 aconteceu na mesma semana da assembleia da Aprosoja Brasil e reuniu dirigentes e produtores das 16 aprosojas estaduais associadas (Aprosoja AP, Aprosoja BA, Aprosoja GO, Aprosoja MA, Aprosoja MG, Aprosoja MT, Aprosoja MS, Aprosoja Pará, Aprosoja PR, Aprosoja PI, Aprosoja RO, Aprosoja RR, Aprosoja RS, Aprosoja SC, Aprosoja SP e Aprosoja TO).
https://aprosojabrasil.com.br/comunicacao/blog/2019/12/06/confira-a-galeria-de-imagens-do-agrocenario-2020/
Redação e edição: Vinícius Tavares
Comunicação e Marketing Aprosoja Brasil
www.aprosojabrasil.com.br
Parabéns pelo artigo,adorei!