A expedição do Projeto Soja Brasil começou nesta segunda, dia 29. Uma equipe formada por jornalistas, representantes da Aprosoja, pesquisadores da Embrapa e técnicos do Senar percorre o país para acompanhar de perto o desenvolvimento da safra brasileira de soja 2012/2013 desde o plantio até a colheita. É a maior expedição por lavouras de soja já realizada no Brasil. Para que o internauta possa acompanhar dia a dia a expedição, um mapa mostra as cidades da primeira rota por onde o projeto vai passar, o percurso já feito pela equipe e a cidade onde a expedição está no momento.
A largada foi em Vilhena, no Estado de Rondônia, a nova fronteira do plantio de soja no norte do país. Depois, durante a primeira rota, o destino é o maior Estado produtor de soja do país, Mato Grosso. A expedição passará por Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte, Vera, Cláudia, Sinop, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Serra da Petrovina e Alto Taquari. Em Goiás, os municípios visitados serão Mineiros, Jataí e Rio Verde. A expedição será dividida em quatro rotas.
Os pontos marcados com o logotipo do Soja Brasil são as cidades por onde a expedição vai passar na primeira fase. A rota traçada indica o caminho já percorrido pela equipe. Ao clicar na foto do logotipo de cada cidade pode-se ver fotos e reportagens em vídeo feitas para o Canal Rural. A foto da caminhonete do Projeto indica em que cidade a a expedição está no momento.
Do Rural BR