Quem somos
A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja. Seu objetivo central é unir e valorizar a classe.
Situada em Brasília, a entidade mantém canal de comunicação aberto com os sojicultores brasileiros através das 16 associadas estaduais localizadas nos principais estados produtores de soja do país.
Missão
Garantir a competitividade e a sustentabilidade da produção de soja no Brasil.
Visão
Ser a legítima representante dos sojicultores brasileiros, reconhecida por sua liderança, resultados e relacionamento com o associado e com os setores públicos e privados.
Valores essenciais
Ética – Praticamos o tratamento igualitário de associados, buscando benefícios coletivos e integridade das informações com regras claras de governança;
Transparência – Promovemos a divulgação clara e objetiva dos resultados das ações para os associados de forma acessível, com austeridade financeira;
Respeito à propriedade – Defendemos a segurança jurídica da atividade rural;
Valorização do associativismo – Incentivamos o fortalecimento e o estabelecimento de associações e cooperativas;
Profissionalismo – Trabalhamos em equipe, com comprometimento e seriedade;
Gestão Democrático-participativa – Incentivamos a participação de todos os associados nas decisões da entidade;
Responsabilidade socioambiental – Defendemos o desenvolvimento sustentável baseado em critérios científicos e práticas responsáveis de produção.
Cultura organizacional:
A Aprosoja Brasil não atua nas responsabilidades individuais dos produtores: sua ação é orientada para ocorrer sempre em prol do coletivo, desenvolvendo ações e estratégias que possam beneficiar a sojicultura do Brasil.
Seu trabalho é pró-ativo e visa alterações e aperfeiçoamento em leis, decretos e marcos regulatórios, assim como busca manter participação ativa na formulação da política agrícola. Sempre que possível, atua em parceria com outras entidades para garantir que as instituições públicas e privadas cumpram seu papel na cadeia produtiva, respeitando as leis existentes.
Seu modelo de gestão é baseado em Comissões de Trabalho – fóruns de discussão coordenados por membros da diretoria e profissionais de áreas específicas. Relaciona-se com os produtores por meio das associações estaduais, proporcionando um trabalho que vai ao encontro das necessidades existentes no Brasil.
Objetivos estratégicos:
1º Fortalecer a entidade através da interação efetiva com os produtores de soja, da gestão estratégica de seus recursos e autonomia financeira.
2º Fortalecer a imagem da produção e do produtor rural como agentes fundamentais do desenvolvimento social, econômico e ambiental.
3º Trabalhar para a redução dos Custos Logísticos de modo a viabilizar o escoamento da produção agroindustrial para os mercados consumidores no Brasil e no mundo.
4º Fortalecer o Cooperativismo e o Associativismo como alternativas de melhoria de renda ao produtor através do ganho de escala e agregação de valor.
5º Articular para a criação e o aperfeiçoamento de Políticas Agrícolas voltadas a melhorias no crédito, comercialização e renda do produtor.
6º Promover melhores práticas na Produção Agrícola, acompanhando qualidade e custo dos insumos e promovendo o uso de tecnologia, com foco em eficiência e competitividade.
7º Trabalhar para construir uma governança pública e privada garantindo a Sustentabilidade sob o aspecto social, econômico e ambiental.