Ministro da Agricultura anunciará Leilão de Pepro de Trigo, em Cascavel (PR), na próximo dia 12/09
Nesta terça-feira, (09) a Aprosoja Brasil esteve com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, que adiantou que no dia 12/09 estará em Cascavel (PR) para fazer o pronunciamento da comercialização do trigo, por meio do leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). O anúncio foi feito após pleito encaminhado pela Aprosoja-RS e Brasil de necessidade de apoio a comercialização do cereal na Região Sul.
A ideia é garantir o preço mínimo da cultura e a rentabilidade do produtor. Ao todo serão R$ 150 milhões para o Pepro e R$ 200 milhões para Aquisição do Governo Federal (AGF).Para o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, a novidade veio em um bom momento, pois os produtores no inverno produzem o trigo para se capitalizar e produzir a soja no verão. “Os incentivos do governo são fundamentais na agricultura brasileira, pois desta forma evita perdas consideráveis de renda dos produtores”, afirma Almir.
Para o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, o leilão será fundamental para desocupar os armazéns que serão utilizados para a safra de verão, com início no final de setembro. “Com a comercialização, conseguiremos escoar o trigo ainda com preços compensatórios”. O Ministério da Agricultura deve assegura ao produtor o preço mínimo estabelecido no plano safra que pode variar dependendo da destinação e do tipo do trigo.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil