Ascom Aprosoja Brasil
Com um potencial de área a ser utilizado na produção de soja que chega a 4 milhões de hectares, o Estado do Piauí terá um aumento de 15% na área plantada na próxima safra, conforme prevê a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí). O volume do grão produzido na safra 2011/2012 foi de quase 1,3 milhões de toneladas, em uma área total de 447 mil hectares, seguida pelo milho que chegou a 700 mil toneladas, em 75 mil hectares.
Conforme os dados da Aprosoja Piauí, a produção segue tendo o algodão como terceira cultura que mais se destaca na região, com 20 mil hectares plantados e produção prevista de 78 mil toneladas de caroço e outros 30 mil toneladas de pluma. Na sequência vem o milho safrinha, considerado uma boa surpresa aos produtores, pois pela primeira vez foi adotado na região, e que já atinge 21.300 hectares, com produção prevista de 106 mil toneladas. A produtividade do milho (safra) também é destaque, segundo a entidade, atingindo aproximadamente 9 mil quilos por hectare.
De acordo com presidente da Aprosoja Piauí, Altair Fianco, mesmo com o bom desempenho no campo os produtores têm pela frente muitos desafios, entre eles a melhor organização do setor. Tanto que durante a realização da Piauí Agroshow, evento realizado pela quarta vez no município de Bom Jesus, esse foi um dos temas abordados no ciclo de palestras da feira agrícola encerrada no último final de semana.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, Glauber Silveira, que proferiu palestra no evento, esse desafio é real em todos os estados produtores, no entanto, pelo rápido crescimento demonstrado pelo setor no Piauí os produtores precisam fortalecer o associativismo o quanto antes.
“Estamos conseguindo muitos avanços, mas se tivermos mais unidade seremos ainda mais fortes. Temos condições reais de crescimento, pois o alimento é uma necessidade e nós somos responsáveis por supri-la”, alertou o presidente, que apresentou dados nacionais de participação da cultura da soja na economia brasileira.
Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP/RS) destacou durante sua palestra que a Aprosoja é uma das entidades mais representativas do setor no Brasil, e ressaltou que o bom desempenho trabalho da FPA deve-se também à unidade demonstrada pelos associados da entidade.
DESEMPENHO – Hoje no estado do Piauí quatro municípios se destacam na produção especialmente da soja, como a cidade de Uruçuí com 89 mil hectares plantados. Outra cidade destaque é Baixa Grande do Ribeiro que teve 109 mil hectares plantados nesta safra. O município de Bom Jesus foi responsável pelo plantio de 48 mil hectares, Santa Filomena por 28 mil hectares e Ribeiro Gonçalves 48 mil hectares. Uruçuí desponta como o maior produtor de milho, com área plantada de 31 mil hectares
Somado a outras regiões, o estado tem hoje 600 mil hectares de área utilizados pela agricultura. “O Piauí é a bola da vez. O uso de tecnologias já se compara ao de Mato Grosso que é o maior produtor de soja do Brasil. O estado ainda tem a vantagem da localização e a logística que favorecem o escoamento dos grãos”, afirmou o presidente da Aprosoja Brasil.