O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, manifestou apoio à mobilização iniciada pela Aprosoja Brasil de incentivar os produtores rurais a criarem fundos de apoio à cultura da soja nos estados. Ele participou nesta quinta-feira (9/3) do Fórum Soja Brasil, debate promovido pela Aprosoja Brasil e pelo Canal Rural durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS).
De acordo com o ministro, a criação do Fundo Estadual de Habitação e Transportes (Fehtab) e, posteriormente, do Fundo de Apoio à Cultura da Soja (FACS), em Mato Grosso, resultou em desenvolvimento de pesquisas, aumento de produtividade e melhoria da imagem de todo o setor.
“Quando cheguei em Mato Grosso no final dos anos 70, o estado produzia 30 mil toneladas de grãos. Hoje são produzidas de 55 a 60 milhões de toneladas e cerca de 60% do algodão do país saido estado. Isto ocorreu graças à organização dos produtores. Atualmente o governo estadual e federal não tomam nenhuma decisão sem a presença dos produtores de Mato Grosso”, afirmou o ministro.
Durante o debate, o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, saudou a intenção da Aprosoja RS de criar seu próprio fundo, a exemplo de Mato Grosso e de Goiás, que aprovou em dezembro passado a lei que instituiu o Fundo de Incentivo à Cultura da Soja (FICS).
“O Rio Grande do Sul precisa pensar em um fundo de apoio aos produtores de forma a contribuir para ajudar o estado e fortalecer o setor que representa o carro chefe da economia. Precisamos de uma entidade forte no estado como a Aprosoja para debatermos no Congresso Nacional solução para os nossos gargalos. As associações precisam ter união, porque o trabalho é coletivo”, observou.
No início do ano, a Aprosoja BR definiu 2017 como o ano chave para criação dos fundos de apoio à sojicultura.
“A Aprosoja RS surgiu em 2007 após a seca de 2005 e em meio à depreciação do câmbio e dos preços das commodities. A cultura da soja não tem muito respaldo. Por isso, defendemos a criação desta contribuição que vai fortalecer a toda a cadeia”, pontuou o presidente da Aprosoja RS, Luis Fernando Fucks.
Participaram também do Fórum Soja Brasil o secretário de Agricultura do RS, Ernane Polo, e o presidente da cooperativa Cotrijal, Nei Mânica.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil