A Associação Brasileira dos Produtores de Alimentos (Aprosoja Brasil) foi uma das entidades do setor agropecuário signatárias do ‘Plano Agro Mais – Pacto pela Integridade do Agronegócio’, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em solenidade realizada nesta terça-feira (12/12) no Palácio do Planalto, em Brasília.
O Plano consiste na adoção de um programa compliance para estimular o comprometimento de empresas e entidades com a alta gestão, combate à corrupção e a sustentabilidade ambiental, social e trabalhista em seus negócios.
Além do Plano, o Mapa apresentou também um Selo que tem o objetivo de premiar boas práticas de gestão a fim de evitar desvios de conduta por parte de empresas e entidades.
De acordo com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, o compliance é resultado de uma provocação decorrente da Operação Carne Fraca. Segundo o ministro, após meses de trabalho conjunto entre entidades, empresas e órgãos do governo, as exportações de carne aumentaram 13% e o volume de recursos cresceu 9%.
“O mercado externo identificava alguns problemas em nossos sistemas de fiscalização e gestão. A agropecuária estava em risco. Passamos a olhar as oportunidades que o evento nos proporcionou. O compliance foi uma das lições que tiramos deste processo. O problema foi resolvido com a dedicação de servidores de vários órgãos”, destacou.
“Compliance significa estar de acordo com as legislações, decretos e atos normativos. Através deste Plano, entidades do setor produtivo e empresas se comprometem em promover ações contra a corrupção”, salientou o secretário executivo da pasta, Eumar Novacki.
O documento foi assinado pelo presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, pelos deputados Nilson Leitão (PSDB/MT) e Silas Brasileiro (PMDB/MG), da Frente Parlamentar da Agropecuária, pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alisson Paolinelli.
Também aderiram ao Plano o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Jorge Camardelli, pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, pela presidente da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos (ABBPA), Raquel de Almeida Salgado, e pelo presidente da União dos Produtores/Fabricantes Nacionais de Fitossanitários (Unifito), Rodrigo Sousa Gutierrez.
Texto e edição – Vinícius Tavares
Aprosoja Brasil (61) 3551.1640