A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins – APROSOJA TO, representando seus associados, vem a público demonstrar nossa grande preocupação com os entraves enfrentados pelo excesso de chuvas que estão afetando os municípios e as lavouras tocantinenses.
Com o grande volume de precipitação temos observado uma possível quebra de safra decorrente de pragas e doenças que estão tendo seu controle dificultado devido ao encharcamento dos terrenos e pela chuva contínua. Além dos custos de produção que já se encontram maiores do que o esperado, os produtores vem sofrendo diariamente com as avarias e atolamentos de seus maquinários devido às inundações nas lavouras.
Outro fator preocupante são as atuais condições precárias encontradas nas rodovias e estradas vicinais, que são estrategicamente imprescindíveis para o escoamento da produção de grãos neste período de colheita, trazendo, além dos inúmeros danos materiais, um risco iminente para a vida dos trabalhadores e viajantes que nelas circulam.
Informamos que a APROSOJA TOCANTINS vem acompanhando e repassando todos os registros recebidos diariamente por nossos associados sobre estes graves entraves enfrentados e, juntamente com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura e com a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação está buscando soluções para a resolução desses problemas.
Atenciosamente,
Dari Fronza
Presidente Aprosoja Tocantins