Equipe do Canal Rural está nos EUA e traz informações sobre a safra norte-americana. No estado de Minnesota, diferentemente de Illinois e Missouri, a situação é crítica. Cerca de 5% a 10% dos produtores optaram por não plantar nada e nas áreas em que houve o plantio de soja ou milho a produção está atrasada ou com desenvolvimento precário.
Em Maxwell (Iowa), produtora rural relata que a chuva e a neve atrasaram o plantio, que foi realizado posteriormente com muita rapidez. Em todo o estado, 60% da soja foi plantada no mês de junho, período bastante tardio. Nesse momento, há 3 semanas não chove na região e também não há previsão de chuvas para os próximos dias, ou seja, o solo saiu de muito úmido para muito seco, o que pode ocasionar perda de produtividade.
Em muitas áreas, as plantas de milho estão na forma de charuto, enquanto a soja sofre com o ataque de pragas nas folhas mais velhas e na floração. Produtores temem que o inseto avance para a lavoura de milho, principalmente nas que já estão em estágio mais avançado, e comam o cabelinho do milho, repercutindo em uma quantidade menor de grãos por espiga.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eH_FYF06QAM
Fonte: Notícias Agrícolas