Projeto acompanhará a safra 2014/2015 do grão por todo o País
Estreia nesta segunda-feira, dia 7, a terceira edição do Projeto Soja Brasil. Neste ano, a iniciativa conta com novas ferramentas para levar cada vez mais informação, reflexão e capacitação aos produtores rurais. “Queremos ser cada vez mais relevantes para os produtores, aproximando quem está no campo dos pesquisadores de novas tecnologias e de saídas para produção com mais sustentabilidade”, afirma Júlio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural.
Mais do que uma expedição, o projeto amplia a sua programação de eventos com a carreta do Canal Rural, que passará por dezenas de municípios brasileiros com seu auditório móvel. “Nesta terceira edição o projeto também irá mostrar os problemas enfrentados dentro e fora da porteira. O Soja Brasil acompanha de perto as lavouras de soja, inclusive as novas fronteiras agrícolas, que cada vez mais são importantes para a produção nacional”, destaca o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale.
O projeto tem realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado.
Miniprogramas Técnicos
Basf e Mitsubishi Motors patrocinam o projeto que começa com a exibição de miniprogramas técnicos de dois minutos, durante a programação da emissora. Os programetes Momento Soja trarão orientações de pesquisadores da Embrapa e dicas para ajudar os agricultores na tomada de decisão, consolidando o papel de consultoria agronômica diária.
Cronograma
Até outubro, nos programetes, especialistas ensinarão a estabelecer as áreas de refúgio, como realizar o manejo de plantas daninhas na entressafra, a adubação correta da soja e a importância do vazio sanitário, entre outros temas. “O Projeto Soja Brasil leva o que existe de melhor e mais avançado na pesquisa diretamente para o campo. A parceria tem dado excelentes resultados e cujo maior beneficiado é o produtor brasileiro”, explica Alexandre José Cattelan, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja.
Ainda neste mês, começa a maior cobertura jornalística sobre soja, com entrevistas ao vivo na edição das 12h20 do Mercado & Cia e reportagens especiais no Rural Notícias, às 19h.
Nas redes sociais
O Soja Brasil também pode ser acompanhado pelo site especial (www.projetosojabrasil.com.br) e pela fanpage no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil). Neste ano, além do aplicativo para smartphones, com notícias, vídeos, cotações, meteorologia e informações sobre pragas e doenças da soja, o projeto terá conteúdo disponibilizado na SmarTV da Samsung. Será realizado o concurso cultural “Personagem da soja”. Em cada região visitada, um representante da cultura local será escolhido e terá sua história transformada em programete para ser exibido na SmartTV da Samsung, em full HD, na programação e no site do projeto. O objetivo do concurso é envolver as pessoas e incentivar a participação do público nas diversas plataformas.
Caravana técnica e expedições
Na segunda edição, o Soja Brasil percorreu mais de 40 mil quilômetros por lavouras brasileiras de outubro a março. Na safra 2014/2015, o projeto deve ir para a estrada mais cedo, em caravanas técnicas a partir de agosto. A carreta do Canal Rural percorrerá regiões produtoras, com uma programação de palestras, exibição de conteúdo técnico e reuniões setoriais. “Valorizar o agronegócio nos Estados também faz parte do Soja Brasil, relatando como o setor enriquece a economia nacional”, ressalta Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja Brasil.
Em outubro, começa a já tradicional Expedição Soja Brasil, com participação de jornalistas e especialistas. O projeto deverá mostrar ainda mais fronteiras agrícolas como a região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), já visitada na edição anterior.
O público do Canal Rural poderá acompanhar a agenda de grandes eventos com transmissão ao vivo pela TV e pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br) a partir de agosto. Com apresentação do jornalista João Batista Olivi, os fóruns colocarão em debate temas relevantes para a cadeia produtiva da soja.
Sobre o Canal Rural
O Canal Rural, empresa do Grupo J&F, é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2013), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos “produtores de milhões”, que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro.
Fonte: Canal Rural com informações/alterações da Aprosoja Brasil
Parabéns pelo artigo,adorei!