A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Paraná (Aprosoja PR) promoveu nesta semana uma série de encontros com produtores rurais de diversas regiões do estado. O projeto “Caminhos da Soja” percorreu as regiões produtivas dos municípios de Ponta Grossa, Londrina, Mariluz, Ubiratã e Santa Terezinha do Itaipu entre os dias 27 de 31 de agosto.
O objetivo foi promover o debate junto aos agricultores sobre as principais ações da entidade no último ano e as demandas dos produtores no estado. Mais de mil produtores participaram do evento.
http://aprosojabrasil.com.br/2014/aprosoja-pr-debate-a-producao-em-ponta-grossa-londrina-mariluz-e-ubirata-esta-semana/
O produtor rural Márcio Bonesi falou sobre ações desenvolvidas nos primeiros seis meses de seu mandato como presidente da Aprosoja Paraná. Ele destacou a atuação da entidade na prorrogação de dez dias no zoneamento agrícola, falou sobre o tabelamento do frete e sobre a articulação da Aprosoja contra a proibição do glifosato e pela liberação do paraquate, produtos essenciais para a produção agrícola.
Fabrício Rosa fez um resgate histórico sobre o surgimento da Aprosoja Brasil, destacou o tamanho da sua representatividade e reforçou a importância de os produtores terem entidades fortes atuando em sua defesa.
O advogado Gustavo Arrais, levou aos produtores informações sobre a ação movida pela Aprosoja Mato Grosso contra a Monsanto questionando a validade da patente Intacta.
O clima também foi destaque nas apresentações. “O meteorologista Luiz Lazinski deu um show ao abordar as perspectivas do clima no Paraná, com chuvas regulares a partir de setembro e depois o El Niño atuando fortemente. De dezembro ate abril haverá chuvas regulares e expressivas”, lembrou Bonesi.
Além das palestras também houve visitas ao escritório da Syngenta e a fábrica da Adamar, em Londrina. Em Ponta Grossa e Mariluz, a comitiva foi recebida na nova sede do Sindicato Rural. O evento se encerrou em Santa Terezinha do Itaipu.
Durante os quatro dias, houve intensa participação de prefeitos, secretários e parlamentares estaduais e federais que apoiam o agronegócio.
“Falamos também sobre a importância de os produtores elegerem e apoiarem a eleição de deputados estaduais e federais para o fortalecimento da Frente Parlamentar da Agropecuária também ganhou destaque”, frisou Bonesi.
Participaram do Caminhos da Soja o presidente da Aprosoja-PR, Márcio Bonesi, o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Fabrício Rosa, o meteorologista Luiz Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o advogado da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Gustavo Arrais e representantes das empresas Syngenta e Adama, apoiadoras do projeto.
Veja fotos do projeto:
Aprosoja Brasil