UM CENÁRIO COM VÁRIOS ENTRAVES E DESAFIOS
O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, participou nessa terça-feira, dia 26, do Congresso Agrimoney, em Cuiabá. Um encontro que acontece em dois dias e é focado em promover debates, trocar informação e levar informações qualificadas para produtores e analistas de mercado. Foram mais de cinco painéis de discussões voltados para uma análise da rentabilidade dos produtores rurais. Durante o evento Silveira foi o moderador do Workshop: Otimizando a Performance Comercial e Estratégias para uma Melhor Comercialização – Mercado de Soja, que teve como palestrante Flávio França, representante da Safra & Mercado. Durante o evento França situou os participantes sobre o cenário da comercialização da oleaginosa e aproveitou o momento para dar sugestões ao produtor. “Acompanhe o mercado de ações, o mercado de petróleo e os preços do dólar, esses fatores são essenciais para o produtor estar a par do valor da safra”, afirmou o representante da Safra & Mercado.
Durante o workshop também foi falado sobre os preços da safra 2013/2014. “2014 será o oitavo ano de lucratividade média positiva na soja, mas será menos que os anos 2012/2013 devido ao alto custo dessa produção”, explicou França.
E não só o preço foi debatido no Congresso, o problema de logística foi citado como um dos fatores principais que prejudica a produção brasileira. “Temos uma safra maior, mas com as mesmas estradas”, afirmou o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira. Como moderador do debate, Silveira destacou ainda os problemas que os produtores estão passando atualmente, como questão ambiental, indígena e fitossanitária. “O governo perdeu o controle da máquina administrativa, é necessário que a administração pública reaja de forma urgente e emergente, que trabalhe junto do produtor”, disse Glauber.
Ao final do painel, a Aprosoja Brasil, no nome do presidente Glauber SIlveira recebeu uma homenagem do Congresso, entregue pelo diretor do Canal Rural, Donário de Almeida.
Também estiveram presentes no Congresso Agrimoney o governador do estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, o presidente da Famato, Rui Prado, o presidente da Aprosoja MT, Carlos Fávaro e outros.